domingo, outubro 28, 2007

MANHÃ COM CRISTO

Cantar....

Pintar...

Dobrar...

Recortar...

Colar...

Contar histórias...

Descobrir...

Duas horas de muita diversão, aprendizado e troca de experiências.
A Escola Cristo Redentor convidou as crianças de 3ª e 4ª séries para uma manhã diferente. Quem aceitou o convite certamente não se arrependeu.
As crianças foram divididas em 3 grupos e puderam fazer com calma várias tarefas lúdicas em forma de circuito, ou seja, terminavam uma brincadeira e podiam ir para outra. A cada tarefa realizada ganhavam uma conta colorida. Que curiosidade... Prá que seriam aquelas "bolinhas"?

Puderam usar a sua criatividade ao retratar a natureza através da pintura com tinta guache e papel reciclado...

... ao contar e montar uma história bíblica com flanelógrafo, que são figuras de uma espécie de feltro que aderem sem cola a um painel, podendo ser removidades e colocadas em outro lugar...
... ao fazer uma cobra verde utilizando materiais reciclados como rolinhos de papel higiênico, restos de papel colorido, lantejoulas e tintas.
Puderam aprender que, mesmo tendo o mesmo nome que alguém outro, a letra de cada um mostra como somos diferentes. Acontece o mesmo em relação a Deus, para quem somos únicos e especiais.

Demonstraram um pouquinho da sua personalidade na "Escadinha da Sinceridade", onde cada um escreveu suas qualidades e defeitos.

Aprenderam a fazer um cachorrinho com balão e foram estimulados a vir no póximo encontro para aprender outros animais.

Ao final, utilizaram as contas coloridas para fazer uma pulseirinha a partir de uma tira de couro, não sem antes saber o significado de cada cor.
O Pastor Angelo dirigiu cada passo da montagem da pulseira. O primeiro nó dado na tira de couro significa o nosso nascimento.
A conta preta simboliza a nossa condição de pecadores, a vermelha, o sangue de Cristo que nos limpa e nos deixa branquinhos como a terceira conta. A conta azul simboliza o nosso batismo que nos torna membros do reino da graça, simbolizado pela quinta conta de cor verde. Por último vem a conta amarela, significando a nossa gloriosa vida lá no céu após a nossa morte, simbolizada pelo último nó.

Em resumo, fizemos muitas coisas diferentes em pouco tempo, tanto que ao final ficamos com um "gostinho de quero mais". Fica para a próxima vez.


sexta-feira, outubro 26, 2007

FLORES NO JARDIM DA CELSP

No último domingo, dia 21/10, alguns professores e alunos plantaram nos canteiros do jadim dos fundos da capela da CELSP as flores que ainda restavam do culto de 30 de setembro e do Congresso Mirim.
O canteiro ficou muito bonito. Agora temos a tarefa de cuidar delas com muito carinho, afinal, queremos que elas floresçam sem parar até o próximo inverno.

sexta-feira, outubro 12, 2007

CONGRESSO MIRIM DIGRA - 2007

Preservar... Uma importante missão destinada a todos nós, adultos ou crianças, mas principalmente uma missão de todos os cristãos que, em reconhecimento ao amor de Deus, tem o dever de cuidar do mundo ao seu redor.


Com este tema reunimos cerca de 400 pessoas no Colégio Concórdia em São Leopoldo para o Congresso Mirim do DIGRA/2007. Nós, os professores e crianças da CELSP saimos de Canoas as 8h30min em 2 micro-ônibus cedidos pela ULBRA. Antes disso, vestimos nossas já tradicionais camisetas laranja, colocamos nossos crachás e, apesar do dia nublado, rumamos com muita animação para lá.
Lá chegando, já fomos logo encontrando velhos amigos e conhecidos. Para começar o Congresso, participamos de um culto de louvor coordenado pela Congregação de Mathias Velho. Cantamos, ouvimos história, asistimos um teatro sobre a criação do mundo.

Logo após o culto fomos divididos no grupos por faixa etária para a participação nas oficinas.
Foram criados vários grupos que, em salas separadas, trataram do tema "preservação". Foram feitas maquetes, cartazes, e outros trabalhinhos.
Depois houve a pausa para o almoço.
Claro que nestas horas, comer não é o mais importante, portanto o negócio foi engolir rapidamente alguma coisa para depois poder ir brincar. Com tanto espaço para correr, foi difícil reunir novamente a criançada para as atividades da tarde.
Para iniciar, o grupo de teatro "Vidarte" encenou a peça A Estrela Verde.






Mais tarde foi a vez das atividades variadas e livres. Alguns preferiram atividades esportivas, outros brincar na pracinha, outros plantar flores no jardim da biblioteca ou pintar e fazer cartazes com material reciclavel. Foram quase 2 horas de muita diversão.

Para encerrar, fomos todos reunidos novamente para a devoção, sorteio dos cartazes e entrega do lanchinho de final de dia.

Por fim, voltamos aos nossos lugares no ônibus e fizemos a viagem de retorno para nossas casas. Todos saimos muito satisfeitos com o dia maravilhoso que passamos em conjunto. A cada ano renovamos nossas relações de amizade com pessoas das diversas congregações do DIGRA.

sexta-feira, outubro 05, 2007

NOVA VISITA DO COLÉGIO "CRISTO"

Nesta última quinta-feira, 04/10, tivemos novamente a visita dos pais e alunos do Colégio Cristo Redentor, especialmente de 3ª e 4ª séries. Os pastores Max e Egon, juntamente com a Banda Dínamis, se esmeraram na organização e na condução do Culto.
As profes Patrícia (4ª série) e Suzy (religião) organizaram e ensaiaram com seus alunos a entrada dos símbolos litúrgicos no início do culto, fazendo uma breve explicação sobre o seu significado e simbologia.
O Coro infantil do Cristo fez a apresentação de 3 músicas. Uma delas (Como uma Criança) contou com 2 brilhantes solistas. Outra música deixou uma bela lição sobre o mal do hábito de fumar. Parabéns, profe Beatriz, pelo trabalho.
Durante o culto houve o momento em que todas as crianças foram para a Escola Bíblica.
Participaram 45 crianças, ouvindo a história bíblica do Evangelho do dia (O rico e Lázaro).
Como lição ouviram que Deus nos dá um tempo para ouvirmos a sua palavra e crermos em Jesus. Após a nossa morte não temos mais a chance de voltar para mudarmos alguma coisa em nossa vida.
Aqui, enquanto estamos vivos é que temos a oportunidade de demonstrar nosso amor pelos outros, ajudando aos que necessitam, falando-lhes de Jesus e vivendo uma vida digna e correta. Cantamos com a ajuda das profes Beatriz e Vaneska e após todos fizeram um trabalhinho para reforçar os ensinamentos da história bíblica.

quinta-feira, outubro 04, 2007

CULTO INFANTIL 2007

Conforme já havíamos postado anteriormente, a título de convite, no último dia 30/09 realizamos nosso já tradicional "Culto Infantil da CELSP". A banda DNS-8 da JELCA abrilhantou todos os momentos de canto.



O Coro Infanto Juvenil Brilha Jesus cantou 3 músicas e ouvimos belas mensagens sobre nossa responsabilidade perante a natureza que Deus criou.





Durante todo o culto tivemos a participação das crianças e professores de Escola Bíblica nas mais diversas atividades, como nas leituras da Epístola

e do Evangelho,

mensagens e recolhimento de ofertas.

Ao final cada família recebeu uma mudinha de "Amor Perfeito". Esta plantinha, se bem cuidada, dura florida até meados de abril de 2008, ou seja, tem um tempo de vida determinado. Assim também nós, seres humanos, temos um tempo de vida que nos é presenteado por Deus para fazermos dele o que julgarmos melhor. Porém, Deus nos responsabiliza por todos os nossos atos e nos dá a sua lei para que vivamos em conformidade com ela. Se "cuidarmos" bem desta alma mortal, molhando-a e alimentando-a com a Palavra de Deus, estaremos preparado esta alma para viver uma vida cristã aqui na terra e uma vida jubilosa no céu.

Após o culto, os professores se reuniram para um rápido curso de materiais didáticos para utilização na Escola Bíblica. As professoras Daiane e Luisa da Congregação São Lucas de Vila Ipiranga deram várias e preciosas dicas de materiais diversos.

Muitos dos professores da CELSP estiveram presente. Certamente todos voltaram para suas casas com sua bagagem de idéias reabastecida.